AGESC2 WHITE medium

Semana da Saúde InfantoJuvenil do Hospital Distrital de Santarém

 

No âmbito do PES divulga-se a seguinte atividade, dinamizada pelo Hospital Distrital de Santarém, com o objetivo de promover a literacia para a saúde. 

 São 25 webinars, webcasts e workshops sobre os Novos Desafios no desenvolvimento das crianças e jovens.

Este programa é todo gratuito, mas pressupõe inscrição até dia 28 de maio. 

Links:

Semana Saude Infantojuvenil HDS 1

 

Semana Saude Infantojuvenil HDS 2

 

Formação Epis "One Health Lessons

 

No âmbito das atividades do PES divulga-se a seguinte atividade:

 

Formação Epis "One Health Lessons", a realizar nos dias 11 de Maio (para Professores do 1º e 2º Ciclo) e 13 de Maio de 2021 (para Professores do 3º Ciclo e Ensino Secundário).

O termo “One Health” remete à interdependência entre a saúde humana, dos animais e do ambiente. Atualmente este conceito alcançou elevada importância, onde se estima que a cada ano, cerca de cinco novas doenças infeciosas são identificadas nos humanos, e 70% destas doenças emergentes são de origem animal: as chamadas “zoonoses”.

O objetivo principal da One Health Lessons, um projeto da World Wide Fund For Nature,  é construir e apoiar a capacidade global para o entendimento dos conceitos de “OneHealth/Uma Só Saúde” e bem-estar como um pilar de estrutura no alcançar dos objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Inscrição em: https://forms.gle/V5JX4QUBCmNw52gF8

Webinar sobre Exposição Solar


A exposição solar é responsável por vários efeitos nefastos, desde erupções, envelhecimento cutâneo, até ao cancro da pele. Todos os anos são diagnosticados cerca de 12000 novos casos de cancro da pele. Em 2019, estima-se que morreram aproximadamente 260 pessoas, em Portugal, de cancro da pele.

Com a chegada do verão as questões sobre o sol tornam-se ainda mais pertinentes, sendo importante que os professores e educadores sejam capazes de sensibilizar os alunos, colegas e familiares para uma exposição solar consciente e controlada, para a importância de uma correta proteção solar, bem como para a identificação de sinais de alerta.

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), organiza um evento online, que visa auxiliar os professores e educadores a atualizarem os seus conhecimentos em proteção solar.

Este evento online terá lugar no dia 26 de Maio, pelas 21h00, tendo como palestrante o Professor João Nuno Maia e Silva, Dermatologista e Presidente da APCC.

A inscrição é feita diretamente para este e-mail indicando nome, escola e e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


As credenciais de acesso ao Webinar serão enviadas, via e-mail, até 2 horas antes do evento. Os participantes terão certificado de presença.

Webinar sobre Tabagismo

 

No âmbito das atividades do PES, divulga-se o seguinte webinar a realizar no dia 27 de maio, das 18:30 às 19:30.

Este webinar, o 5.º da série no âmbito da Saúde organizado pela DGE, será dedicado à temática do tabagismo e tem como objetivos alertar para os malefícios do consumo tabágico e os riscos das novas formas de uso tabágico.

Inscrição no zoom, através do link 

https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_LjnrPBZQQW-jwmc7o_kZXg